sábado, 12 de setembro de 2009

Invisível Presença

"Quem sou eu? Uma substância que pensa. O que é uma substância que pensa? É uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer, que imagina e que sente."(Descartes)
Racionalizamos o mundo e através deste processo tentamos dar um sentido para a vida, nos tornamos coisa pensante. Nossas ações deveriam pretender gerar significados para as coisas que vivenciamos. No entanto, o que resulta é o triunfo dos nossos objetivos na medida em que, sendo prioridades, são a todo instante perseguidos.
Somos seres pensantes, mas também somos seres sonhadores, realizamos cada vez mais e , paradoxalmente, nos tornamos cada vez menos. Sendo capazes de perceber, somos também capazes de imaginar. Pela imaginação nos relacionamos com o ausente e até com o inexistente. Não podemos sucumbir à razão pois o possível não é apenas o previsível, o possível é aquilo que é criado, e este, pode ser fruto do acaso. Portanto, "substância pensante", fecha os olhos e esquece, deixa o tempo escorrer e correr... .

Nenhum comentário:

Postar um comentário