terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Visionário Zaratustra de Nietzsche

Ao indagar-se sobre a origem do clamor da necessidade do "super-homem" e da provável falta de suficiência do homem, Heidegger afirma que através das questões levantadas por Nietzsche na figura de Zaratustra, temos alí o momento histórico onde o homem já se preparava para entrar na total dominação da terra. No entanto, resta saber se a humanidade está preparada para assumí-la. Esbarramos aí numa questão paradoxal: como pode haver dominação se também há submissão? E esta última já estaria sendo cumprida segundo as previsões do velho testamento. Para tanto, o homem precisa ser conduzido para além de si mesmo, caso contrário, não será capaz de dar conta desta missão.
Zaratustra já ensina e aponta a um só tempo, na medida em que pode ser compreendido como uma "ponte no processo de ultrapassagem", e, esta é composta de três momentos: "de onde", "a própria ultrapassagem" e o "para onde".
Fica aqui uma indagação para a constante necessidade humana de ir além, de querer ir mais longe, pois, o "para onde" permanece longe, pois o "distante insiste".

Um comentário: