quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Sopro do Pensamento Versus Razão Instrumental

A imagem da razão como destino histórico da humanidade, foi sacramentada pelo pensamento iluminista como um resgate da tradição grega, que já focava a sabedoria como fruto do pensamento racionalizado. O questionamento feito ao pensamento iluminista e a todos que vieram depois, é a respeito da preocupação com a construção de uma sociedade pautada na ética da racionalidade que vigorou a partir daquele momento. É pertinente o questionamento a respeito do lugar, do sentido e consequentemente da felicidade do homem de então.
Por vezes temos a sensação que o desenvolvimento científico gerou a atrofia do pensamento, é como se este tivesse sido reduzido a um cálculo cerebral. Diante de um mundo dominado pelas práticas advindas da tecnologia, pela transformação da razão em algo meramente instrumental, parece que o pensamento, característica fundamental do homem, foi subjugado por esta nova mentalidade.
Portanto, é urgente reconsiderar a utilização da razão e a busca do conhecimento, aliados ao uso da sabedoria, a um agir que não descarte o contemplar, pois não basta fazer, mas saber para que fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário