segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Paradigmas da Modernidade

Mesmo em tempo de globalização é importante lembrar-mos que não existe um modelo de humanização válido para todo tempo e lugar, uma vez que os projetos variam de acordo com o contexto historico-social. As mudanças estão presentes em todos os lugares, o que varia é a intensidade com que acontecem. As mudanças consideradas significativas provocam o que chamamos de ruptura de paradigmas.
Foram vários os momentos históricos onde essas rupturas aconteceram e onde também novos paradigmas surgiram. A velocidade que a nossa época vive é a responsável pelas constantes quebras e consequetemnente, construções de novos paradigmas. Tais fatos porém não acontecem sem deixar rastro, pois cada gestação de um período, gera ônus, não só por conta do novo que surge, mas também pela constatação das perdas sofridas.
Quando a cultura sofre crises, ao romper com antigas certezas, o questionamento obriga as pessoas a buscarem novas representações de si mesmas. Conciliar as ambiguidades, é o constante desafio do homem, principalmente nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário